23 de fev. de 2011

Saber "gastar" em marketing, você sabe?

Em primeiro lugar, gastar dinheiro é algo como rasgá-lo ou queimá-lo, algo bem diferente de quando investimos recursos financeiros. Todos sabemos isso, mas vivemos dizendo "gastar" para qualquer coisa.

O marketing e sua principal ferramenta, a publicidade, são os principais meios com que os empresários classificam como "gastões".
Um vez ouvi de um tio meu a seguinte frase: "Comprar bem para vender melhor".
E resolvi transformá-la em: "Gastar bem para não gastar".

Essa é a chave do sucesso de determinadas marcas. Não por acaso são normalmente as grandes e as mais ousadas em suas estratégias.

Assistam o seguinte vídeo abaixo:



É fácil perceber que, aos olhos dos mais leigos, esta ação de marketing teve um certo nível de exposição da marca, ou seja, aquele grupo que participou da experiência com os produtos e brindes seguramente espalhará a novidade e contará para o máximo de pessoas possíveis.
Mas o "pulo do gato" não está nisso, está no passo seguinte. O vídeo acima.
Este vídeo tem circulado em diversos blogs, microblogs e demais meios digitais. Assim, o número de pessoas atingidas se multiplica a cada segundo. Envolvendo-se com a simpatia da ação e toda a alegria envolvida.

Vamos a um calculo rápido.
Qualquer revista pequenas, segmentada e de pouca tiragem, atinge no máximo 12 mil pessoas a um custo de aproximadamente R$14.000,00 por veiculação.
Uma ação como a promovida pela Coca Cola, seguramente não ultrapassou o investimento de R$10.000,00 entre adaptação do caminhão e aquisição dos brindes.
E vejamos quantas pessoas foram "atingidas" pela marca:
Até o momento, 9:17 do dia 23 de fevereiro, 84.674 pessoas já assistiram o vídeo.
Isso sem contar o pessoal que participou da experiência com o caminhão no local.

Sacou a genialidade dos bons marketeiros?
Muitos enxergariam apenas a marca atingindo os envolvidos com os brindes e produtos em cortesia, mas o segredo está na repercução disso na internet.

Empresário, aprenda de uma vez por todas. A maior mídia do mundo e a mais barata é a internet. Use-a sem moderação.

Nenhum comentário: