23 de jul. de 2012

Inovação não é receita pronta !



Um pássaro azul, um anão vestido de Chaves na Av. Paulista, um palhaço num zoológico, uma prostituta aceitando fiado.
Por vezes impactantes, por vezes mais aceitáveis. Mas independentemente de como isso é interpretado por cada um de nós, a verdade é que só reparamos naquilo que é diferente, que sai do comum, que destoa e que provoca.

Tendo isso como verdade, pergunto: Porque as empresas insistem em ser cada vez mais iguais as demais?

Não me refiro àquele comportamento humano onde a necessidade de ser diferente dos demais é tão grande que faz com que indivíduos se agrupem em torno de uma causa, tornando-os iguais.

No caso das empresas a questão está no que o seu corpo diretivo enxerga como caminho de sucesso.
Infelizmente a maioria vê isso como uma receita pronta, e inevitavelmente é sempre aquela que a concorrência utiliza.

Geralmente essa empresa cuja receita se tornou referência é aquela mais ousada. Assim ela é capaz de ditar as regras, controlar do mercado, fidelizar clientes, fortalecer a marca e vende muito mais. É a empresa inovadora.

Mas afinal o que é inovação?
Inovação é a simples iniciativa de pensar e fazer diferente.
Li outro dia essa frase que resume bem tudo isso: “Qualquer consultor em criatividade, redator publicitário ou inventor sabe que precisa de referências diferentes, fora da rotina, para ter ideias novas, criativas, ou transformadoras”.

São ideias contrárias que constroem o mundo.

Nenhum comentário: