5 de ago. de 2009

Você é conservador, eu aposto.

"Paradigma". Essa se tornou a palavra da moda no final dos anos 90 e perdura até hoje.
Todos nós sabemos que ela significa um modelo, uma representação de um padrão a ser seguido.
Outra verdade largamente conhecida por nós é a necessidade de descobrir o novo, de romper antigos conceitos de se reinventar.
Somos diariamente estimulados a eliminar o que é antigo para dar espaço às novidades, ao novo. É um conceito perfeito para o consumismo necessário no sistema capitalista.
Não criticarei esse sistema econômico, pelo contrário. Nasci sob tal cultura, sou o fruto deste sistema, aprendi a lidar com ele e convivemos muito bem.
No fundo, todos somos assim. Adoramos uma novidade, um lançamento, um desconto, uma promoção.
Vamos sair da esfera econômica e partir para o conceitual, melhor ainda, o design.
No ritmo de crescimento e amadurecimento social, novidades na área do design nos atraem.
Qualquer produto que venha para quebrar um paradigma é super bem aceito. Seja uma embalagem, seja um produto acabado.
Isso funciona em 99% dos casos, exceto por um ramo, o automobilístico.
Para não me alongar demais neste texto, vou me conter a analisar apenas o comportamento do consumidor brasileiro.
Este também é 99% a favor de mudanças e também consome novidades de conceitos e design em detrimento a qualidade do produto ou serviço. Mas jamais utilizará isso quando o assunto for automóvel.
Automóveis de respeito seguem uma cartilha, acompanhem:
Formato – Cor - Perfil
Sedan grande – preto – rico
Sedan médio – prata – recém casado com filhos
Sedan pequeno – chumbo – solteiro que comprou o carro do próprio pai
Hatch grande – azul – esportista
Hatch médio – ameralo – músico
Hatch pequeno – vermelho – jovem
Pickup grande – marrom – fazendeiro
Pickup pequena – branca – trabalhador (Furgão idem)
Van – preta ou prata – transporte de executivos
Van – azul ou verde – transporte de turistas
Van – branca – transporte público ou médico
SUV grande – preta – rico
SUV média – vinho – emergente social

Bom, vou parar por aqui com essa lista para resumir de um modo melhor. Experimente sair na rua e contar quantos carros coloridos e quantos carros do império preto e cinza existem?
Todo mundo segue o mesmo padrão. Preto ou cinza. Mas é claro que muitas montadoras inventam cores que não existe como chumbo, cinza monarca, preto persa, cinza boreal, quartzo, entre outros cinzas.
Agora, quando o desenho do carro foge aos modelos tradicionais como hatch, sedan, SUV, monovolume, targa, cabriolet, pick-up, ah! Ai sim a coisa muda de figura totalmente.
Você vai me dizer que não, que é um cara para frente e que enxerga num carro com design diferente a sua primeira possibilidade de comprar. Que é um cara de vanguarda e que jamais seguirá padrões.
É mesmo Sr. Pra Frente, então experimente avaliar se gostou do Kia Soul? A foto está logo abaixo.


Apenas 12% dos meus amigos aprovaram de primeira. Outros 20% comprariam como segundo carro ou então mediante preço muito atraente.
Eu adorei.

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