4 de jun. de 2012

Uma idéia nunca é coletiva.

 
Afirmo: O principal dificilmente pode ser feito em equipe

Sei que esse texto pode parecer individualista e egocêntrico, mas antes de criticá-lo, reflita.

Ao longo de muitos anos a maioria foi condicionada a trabalhar em equipe, obviamente a disseminação desse conceito foi responsável por muitos frutos, desde o início do sistema de cultivo agrário, aquele pré-industrial, até
as atuais megaempresas de um mundo globalizado.

Trabalhar em conjunto é sempre melhor! Mas porque é tão difícil?

Essa pressão por objetivos, metas e vitórias fazem com que muitos dos ambientes produtivos e teoricamente eficientes desperdicem enormes quantidades de esforços na busca pela integração e adoção do formato equipe, grupo, coletivo, etc.

Desta forma, desde sempre, repare que há inúmeras coisas impossíveis de serem feitas com "4 mãos" ou mais.
Ninguém é capaz de escrever um livro, criar um conceito, propor uma tese, produzir uma obra de arte, elaborar teorias, apresentar uma palestra, gerênciar um negócio, elaborar uma estratégia ou desenvolver qualquer trabalho intelectual em grupo. Não há como, definitivamente.
Claro que em todos estes desenvolvimentos, muito do trabalho é executado em grupo, principalmente no que diz respeito às referências e sequência. Mas a essência do trabalho tem uma identidade, uma linha de pensamento singular, uma origem única e individual que parte de um estímulo combinado à iniciativa; E esse jamais surgirá em todos os membros de uma equipe ao mesmo tempo.

Depois dessa iniciativa inicial, ai sim cada membro do grupo poderá contribuir com seus conhecimentos e conceitos próprios, mas a origem é sempre unica.

Uma idéia nunca surge na cabeça de mais de uma pessoa ao mesmo tempo !


 

Nenhum comentário: