Internet dá retorno?
Sempre que fico sabendo que alguém ainda coloca em dúvida o
potencial comercial da internet fico imaginando: “Como pode, em pleno ano de 2012,
alguém raciocinar como se estivesse em 1980?”
É claro que eu já escrevi sobre o poder da internet como mídia geradora de ROI nesse blog. E não estou sozinho nisso, há milhões de pessoas que já entenderam e tentam de inúmeras formas convencer as pessoas que decidem a “migrar suas cabeças para 2012”.
Então, isso é uma realidade que muita gente já entendeu, ufa
!
Porém, não se sabe o motivo, muitas empresas continuam fechando
os olhos para essa realidade, e seguem pensando e anunciando à moda antiga.
Há exceções; São as marcas que estão na dianteira dessa forma atual de anunciar e não é à toa que encabeçam campanhas inovadoras, colhendo lucros estratosféricos dessa ousadia.
Há exceções; São as marcas que estão na dianteira dessa forma atual de anunciar e não é à toa que encabeçam campanhas inovadoras, colhendo lucros estratosféricos dessa ousadia.
Nos dias de hoje, quando o assunto é branding (marca), é
melhor ser mídia do que contratar mídia.
A internet está aí para isso, muitas vezes grátis, mas sempre sem fronteiras.
Se a totalidade não for 100% gratuita, seguramente será muito mais barato do que gastar com espaços publicitários nos intervalos comerciais das tradicionais emissoras de TV.
A internet está aí para isso, muitas vezes grátis, mas sempre sem fronteiras.
Se a totalidade não for 100% gratuita, seguramente será muito mais barato do que gastar com espaços publicitários nos intervalos comerciais das tradicionais emissoras de TV.
Alguns ainda dirão: “Ah...mas internet não dá muito retorno
se comparada com TV!”
Será verdade isso? De fato uma TV Globo tem uma força gigantesca, mas...
Será verdade isso? De fato uma TV Globo tem uma força gigantesca, mas...
Por exemplo:
Numa visão inovadora voltada ao público entre 10 e 40 anos de idade, o ideal é combinar patrocínio esportivo com idéias espetaculares.
Numa visão inovadora voltada ao público entre 10 e 40 anos de idade, o ideal é combinar patrocínio esportivo com idéias espetaculares.
Exemplo:
A DC Shoes, uma marca de calçados, roupas e acessórios da
empresa Quiksilver. Famosa por seus produtos voltados ao público do Skate, BMX,
Snowboard, Surf, Motocross e Automobilismo (Rally) conseguiu, só com este vídeo
(publicado dia 09/07/2012), atingir
quase 4 milhões de visualizações na primeira semana. Agora, 01/08/2012 10:50
(menos de 1 mês depois) superou a marca de 24,5 milhões.
E esse então: http://youtu.be/4TshFWSsrn8
, foram mais de 45 milhões de exibições até agora..
O canal DC Shoes no site Youtube: 212.466.352
exibições.
Pense nisso: Esse canal exclusivo da
marca foi visto mais de 212 milhões de vezes.
Algum canal de TV faz isso pelo seu
dinheiro e pela sua marca? Confesso que não conheço !
Além do oficial, há inúmeros usuários que reproduzem esses
vídeos bacanas em suas contas pessoais, então o número de visualizações desses
conteúdos é gigantesco, talvez umas 5 vezes esse que apresento.
Claro que o Ken Block (o sujeito do
vídeo) é um esportista diferenciado, e é claro que deve cobrar um bom dinheiro
por esse patrocínio.
Mas não deve ser nada se comparado a TV, rádio, mídia impressa, etc. Não chega nem perto.
Mas não deve ser nada se comparado a TV, rádio, mídia impressa, etc. Não chega nem perto.
Hoje a união entre criatividade na
produção de um bom vídeo, youtube como hospedagem para ele e um buzz nas redes sociais
pode fazer o seu investimento em publicidade gerar um retorno incrível e imbatível.
Talvez se você souber explorar algo
de um modo diferente você consiga números tão graúdos quanto esses.
Só você conhece o seu mercado e os seus clientes; Agrade-os que eles lhe agradarão !
Só você conhece o seu mercado e os seus clientes; Agrade-os que eles lhe agradarão !
Já vi muito marketing viral
idealizado por agências de publicidade renomadas (e que cobram caríssimo) cair
no fracasso total enquanto outras, muitas vezes bem simples e quase amadoras
repercutirem de forma fabulosa e natural.
A verdade única é: Como você espera que a sua empresa atinja
resultados diferentes fazendo as coisas sempre iguais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário