1 de ago. de 2012

Internet dá retorno?



Internet dá retorno?
Sempre que fico sabendo que alguém ainda coloca em dúvida o potencial comercial da internet fico imaginando: “Como pode, em pleno ano de 2012, alguém raciocinar como se estivesse em 1980?”

É claro que eu já escrevi sobre o poder da internet como mídia geradora de ROI nesse blog. E não estou sozinho nisso, há milhões de pessoas que já entenderam e tentam de inúmeras formas convencer as pessoas que decidem a “migrar suas cabeças para 2012”.
Então, isso é uma realidade que muita gente já entendeu, ufa !
Porém, não se sabe o motivo, muitas empresas continuam fechando os olhos para essa realidade, e seguem pensando e anunciando à moda antiga.
Há exceções; São as marcas que estão na dianteira dessa forma atual de anunciar e não é à toa que encabeçam campanhas inovadoras, colhendo lucros estratosféricos dessa ousadia.

Nos dias de hoje, quando o assunto é branding (marca), é melhor ser mídia do que contratar mídia.
A internet está aí para isso, muitas vezes grátis, mas sempre sem fronteiras.
Se a totalidade não for 100% gratuita, seguramente será muito mais barato do que gastar com espaços publicitários nos intervalos comerciais das tradicionais emissoras de TV.

Alguns ainda dirão: “Ah...mas internet não dá muito retorno se comparada com TV!”
Será verdade isso? De fato uma TV Globo tem uma força gigantesca, mas...

Por exemplo:
Numa visão inovadora voltada ao público entre 10 e 40 anos de idade, o ideal é combinar patrocínio esportivo com idéias espetaculares.

Exemplo:
A DC Shoes, uma marca de calçados, roupas e acessórios da empresa Quiksilver. Famosa por seus produtos voltados ao público do Skate, BMX, Snowboard, Surf, Motocross e Automobilismo (Rally) conseguiu, só com este vídeo (publicado dia 09/07/2012), atingir quase 4 milhões de visualizações na primeira semana. Agora, 01/08/2012 10:50 (menos de 1 mês depois) superou a marca de 24,5 milhões.

E esse então: http://youtu.be/4TshFWSsrn8 , foram mais de 45 milhões de exibições até agora..

O canal DC Shoes no site Youtube: 212.466.352 exibições.
Pense nisso: Esse canal exclusivo da marca foi visto mais de 212 milhões de vezes.
Algum canal de TV faz isso pelo seu dinheiro e pela sua marca? Confesso que não conheço !

Além do oficial, há inúmeros usuários que reproduzem esses vídeos bacanas em suas contas pessoais, então o número de visualizações desses conteúdos é gigantesco, talvez umas 5 vezes esse que apresento.

Claro que o Ken Block (o sujeito do vídeo) é um esportista diferenciado, e é claro que deve cobrar um bom dinheiro por esse patrocínio.
Mas não deve ser nada se comparado a TV, rádio, mídia impressa, etc. Não chega nem perto.
Hoje a união entre criatividade na produção de um bom vídeo, youtube como hospedagem para ele e um buzz nas redes sociais pode fazer o seu investimento em publicidade gerar um retorno incrível e imbatível.

Talvez se você souber explorar algo de um modo diferente você consiga números tão graúdos quanto esses.
Só você conhece o seu mercado e os seus clientes; Agrade-os que eles lhe agradarão !

Já vi muito marketing viral idealizado por agências de publicidade renomadas (e que cobram caríssimo) cair no fracasso total enquanto outras, muitas vezes bem simples e quase amadoras repercutirem de forma fabulosa e natural.

A verdade única é: Como você espera que a sua empresa atinja resultados diferentes fazendo as coisas sempre iguais?

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