Sua empresa (ou você) sabe lidar com críticas?
Para mim, uma das principais qualidades de um bom profissional é saber lidar com o que recebe como retorno. Por exemplo, comentários de clientes, colegas de trabalho, chefes, etc.
Para mim, uma das principais qualidades de um bom profissional é saber lidar com o que recebe como retorno. Por exemplo, comentários de clientes, colegas de trabalho, chefes, etc.
Você já parou para pensar que a expressão “crítica
construtiva” talvez nem exista realmente? Afinal, analisando friamente, toda e
qualquer crítica tem um papel construtivo !
Basta você decidir se vai encará-la como uma besteira a ser
esquecida ou como um resultado que lhe apontará uma nova direção.
Ou seja, a decisão sobre algo ser construtivo ou destrutivo
na sua vida/carreira é apenas sua.
Faça os seus erros trabalharem a seu favor. As críticas que
você recebe são lições para crescer.
Um caso típico de como uma crítica pode ser benéfica:
Um grupo de humoristas decidiram fazer piada com a pressão
que um restaurante de massas fast food faz sobre seus clientes na hora de
escolher os ingredientes.
A referência foi direta ao Spoleto (mas para evitar problemas na Justiça, a cena foi feita obviamente sem citar a marca).
A referência foi direta ao Spoleto (mas para evitar problemas na Justiça, a cena foi feita obviamente sem citar a marca).
Assista: http://youtu.be/Un4r52t-cuk
E não é que, para surpresa de todos, a empresa foi super receptiva com a brincadeira?
Os donos do Spoleto convidaram o grupo para um chope em um
barzinho do Baixo Gávea, no Rio, pediram para que o título do vídeo levasse o
nome da rede, se dispuseram a patrocinar o canal do YouTube e aproveitaram para
encomendar uma continuação.
A ação de marketing diz que esse tipo de comportamento
‘afobado’ dos atendentes não é o esperado pelo Spoleto, e que abre espaço para
que os consumidores denunciem casos semelhantes.
Sensacional, não? Bem melhor do que simplesmente sair
acionando um advogado e criando antipatia.
Esse exemplo é uma baita lição de como uma marca deve lidar com as críticas.
Além do saldo positivo que isso gerou, até o momento o vídeo foi visto 555.515
vezes (propaganda boa e viral).
E com certeza, a empresa realizou alguma ação corretiva e treinou seus atendentes para não "botar pressão no cliente".
E com certeza, a empresa realizou alguma ação corretiva e treinou seus atendentes para não "botar pressão no cliente".
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