Quando pensamos em postura profissional, há uma diretriz
capaz de nortear toda a carreira de um gestor de sucesso: Manter em mente que
você precisa deixar de lado boa parte dos conteúdos específicos que
possivelmente você já domine e dedicar-se a se especializar em pessoas.
Independente do ramo, das atividades que exerça, produto que
conheça, serviço que execute, metodologia de trabalho que adote, etc; Acima de
tudo uma empresa sempre vai precisar de um líder capaz de conduzir times ao sucesso,
coordenando de forma organizada todas as pessoas envolvidas, deixando conteúdos
técnicos e execuções a cargo da equipe, mantendo-se no comando dos
comportamentos.
Lembre-se, você precisa se especializar em pessoas, entender os motivos que fazem essas agirem ou não como a empresa deseja.
Lembre-se, você precisa se especializar em pessoas, entender os motivos que fazem essas agirem ou não como a empresa deseja.
Uma segunda diretriz que julgo importante para um líder é
saber controlar as emoções, ou seja, caso necessário transmitir emoções, deixe
transparecer apenas o que for relevante para a equipe. O que não for agregar
nenhum valor ou então certas particularidades pessoais deve ser filtrado e
eliminado.
A terceira e última diretriz diz respeito ao trabalho
operacional. Um líder deve atuar nas ações estratégicas bem como posicionar
todos dentro do grupo.
Cabe ao lider atribuir funções, responsabilidades,
competências e hierarquias. Tudo deve ser pensado no macro, na instituição como
um todo.
Também cabe ao gestor líder a cobrança pelos resultados
dessas atribuições.
Não gosto muito da analogia da liderança com o comando de um
exército, generais, nada disso.
A liderança do mercado de trabalho é muito mais um trabalho
psicológico do que técnico.
Observe bem tudo e principalmente todos.
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