3 de abr. de 2013

Tão estranho quanto o Papa curtindo rock’n roll.




No mês passado a escalada (prévia dos conteúdos do dia que serão apresentados na edição) do Jornal Nacional da Rede Globo não foi ao ar da maneira correta, gerando imediatamente estranheza ao público e uma enorme avalanche de comentários dos espectadores que fazem parte da patrulha dos chatos de plantão (um grupo que cresce a cada dia). O vídeo da tal falha está aqui: http://youtu.be/anfxp49BaZ0

Não temos como negar o fato de que toda falha destoa do padrão esperado e gera desconfortos, por isso o lado crítico de quem testemunha um problema desses fica tão aguçado. E é claro que você pode ter acertado 1.000 vezes antes disso, mas se errar uma única vez será essa que todos vão relembrar, comentar e criticar.

Até mesmo um produto da mesma emissora (sim vamos continuar citando ela), mas desta vez um que utiliza uma linguagem mais próxima e informal, o Fantástico, entra em colapso se por algum acaso for necessário algum improviso diante de um erro técnico, como aconteceu na ocasião deste vídeo (Onde fica evidente o nervosismo do apresentador e o despreparo para improvisar.): http://youtu.be/xHK-PvK0zXE

Não estou aqui para criticar o bom trabalho da rede Globo de televisão, pelo contrário, são admiráveis pelo baixíssimo índice de erros se levarmos em conta a quantidade de produções ao vivo que veiculam de maneira impecável.

Como lição para qualquer ambiente corporativo fica o ensinamento de que formatos impecáveis podem ser cruéis em apresentações de produtos, serviços ou instituições; São gigantescos vilões adormecidos, aguardando apenas um bom momento para se despertarem e colocá-lo numa situação constrangedora ou em casos extremos, arruinar a sua imagem.

Me lembrei de quando a famigerada tela azul do Windows decidiu aparecer durante uma apresentação oficial da Microsoft (com Bill Gate presente), uma baita saia justa na ocasião. Mas absorvida com bom humor por todos: http://youtu.be/MMiDSXlLMFc
Steve Jobs já esteve em maus lençois, você provavelmente já esteve também. Quem fala ao público em nome de uma instituição ou grupo sempre está vulnerável. Por isso não seja e não adote uma postura tão séria e engessada no seu dia a dia profissional.
Faça de tudo para as políticas da sua empresa serem transmitidas de forma leve a agradável, afinal, ela é praticada por pessoas que vendem produtos/serviços a outras pessoas e em todas as etapas ela está presente.
Uma empresa não precisa ser totalmente formal e “quadrada” para parecer ter excelência, pessoas também !
Muitas vezes um ambiente divertido pode dar o tom correto que o cliente procura.

Em resumo: Não seja visto como um Papa quando precisar curtir Rock'n Roll !

A Google, Apple, Microsoft e tantas outras líderes de mercado comprovam !

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