No mês passado a
escalada (prévia dos conteúdos do dia que serão apresentados na edição) do
Jornal Nacional da Rede Globo não foi ao ar da maneira correta, gerando
imediatamente estranheza ao público e uma enorme avalanche de comentários dos
espectadores que fazem parte da patrulha dos chatos de plantão (um grupo que
cresce a cada dia). O vídeo da tal falha está aqui: http://youtu.be/anfxp49BaZ0
Não temos como negar o fato de que toda falha destoa do padrão esperado e gera desconfortos, por isso o lado crítico de quem testemunha um problema desses fica tão aguçado. E é claro que você pode ter acertado 1.000 vezes antes disso, mas se errar uma única vez será essa que todos vão relembrar, comentar e criticar.
Até mesmo um produto da
mesma emissora (sim vamos continuar citando ela), mas desta vez um que utiliza
uma linguagem mais próxima e informal, o Fantástico, entra em colapso se por algum
acaso for necessário algum improviso diante de um erro técnico, como aconteceu
na ocasião deste vídeo (Onde fica evidente o nervosismo do apresentador e o
despreparo para improvisar.): http://youtu.be/xHK-PvK0zXE
Não estou aqui para
criticar o bom trabalho da rede Globo de televisão, pelo contrário, são
admiráveis pelo baixíssimo índice de erros se levarmos em conta a quantidade de
produções ao vivo que veiculam de maneira impecável.
Como lição para qualquer
ambiente corporativo fica o ensinamento de que formatos impecáveis podem ser
cruéis em apresentações de produtos, serviços ou instituições; São gigantescos
vilões adormecidos, aguardando apenas um bom momento para se despertarem e
colocá-lo numa situação constrangedora ou em casos extremos, arruinar a sua
imagem.
Me lembrei de quando a
famigerada tela azul do Windows decidiu aparecer durante uma apresentação
oficial da Microsoft (com Bill Gate presente), uma baita saia justa na ocasião.
Mas absorvida com bom humor por todos: http://youtu.be/MMiDSXlLMFc
Steve Jobs já esteve em maus
lençois, você provavelmente já esteve também. Quem fala ao público em nome de uma
instituição ou grupo sempre está vulnerável. Por isso não seja e não adote uma
postura tão séria e engessada no seu dia a dia profissional.
Faça de tudo para as
políticas da sua empresa serem transmitidas de forma leve a agradável, afinal,
ela é praticada por pessoas que vendem produtos/serviços a outras pessoas e em
todas as etapas ela está presente.
Uma empresa não precisa
ser totalmente formal e “quadrada” para parecer ter excelência, pessoas também
!
Muitas vezes um ambiente
divertido pode dar o tom correto que o cliente procura.
Em resumo: Não seja visto como um Papa quando precisar curtir Rock'n Roll !
A Google, Apple,
Microsoft e tantas outras líderes de mercado comprovam !
Nenhum comentário:
Postar um comentário